“Que seria de nós se uma lucidez de apocalipse nos tornasse cônscios de que nada, mesmo nada vale afinal a pena. Sabemo-lo, em qualquer caso, mas temos a força e a liberdade de o negarmos, felizmente.”
(Sacramento, M., Diário, p.21)
“Se homem não é, assim, um meio apenas de chegar ao céu ou à mesa posta: é um fim em si mesmo.”
(Sacramento, M., Frátria, p.114)
“Parece que é sorte minha ir falhando aquilo em que toco.”
( Sacramento, M., Diário, p.24)
“A indiferença, a passividade, só degradam e corrompem.”
(Sacramento, M., Frátria, p.56)
“Parece que é sorte minha ir falhando aquilo em que toco.”
( Sacramento, M., Diário, p.24)

O Pavilhão do Conhecimento recebeu na passada sexta-feira, dia 14 de Outubro, cerca de 600 professores de todo o país e de todos os níveis de ensino no Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola (num total de 896 clubes). Todos estes professores tinham algo em comum: o amor pela ciência. A Escola Secundária Dr. Mário Sacramento também se fez representar com três professoras que são as responsáveis pela dinamização do Clube Ciência Viva que se encontra atualmente a dar os primeiros passos na nossa escola.

Este encontro pretendeu dar a conhecer o trabalho desenvolvido nas várias escolas, em áreas como a saúde, a sustentabilidade, a economia circular e a biodiversidade, assim como criar uma oportunidade para estabelecer parcerias com instituições científicas, empresas com I&D, museus e centros de ciência de todo o país, que também estiveram presentes neste encontro.

Participaram no encontro, além de Rosália Vargas (Agência Ciência Viva), José Vítor Pedroso (DGE), Mário Tavares da Silva (Missão Recuperar Portugal), os ministros João Costa e Elvira Fortunato, das pastas da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, respetivamente.

Mas foram as intervenções convidadas, a cargo de Águeda Gras-Velasquez (diretora do Programa Ciência na European Schoolnet) e de Alexandre Quintanilha (presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência), que permitiram a todos fazer uma reflexão sobre a importância da aprendizagem da ciência nos mais novos e sobre os desafios colocados às gerações futuras na construção de um modo de vida mais sustentável, sabendo nós que o conhecimento científico contribui para a tomada de decisões informadas.

O Agrupamento esteve representado pelo Clube Ciência Viva da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento e pelas docentes Ana Paula Mónica, Cecília Veiga e Helena Duarte.
O nosso agradecimento pela divulgação das atividades do Clube Ciência Viva.