
O Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento associou-se ao movimento Outubro Rosa, promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), iniciativa que, ao longo do mês de outubro, visa alertar e sensibilizar para a problemática do cancro da mama.
No dia 30 de outubro, data em que se assinala o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, o PESES (Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual) aderiu a esta causa através da dinamização da atividade #OndaRosa.
Em colaboração com a LPCC – Núcleo Regional do Centro (NRC), foram vendidos, na escola sede, materiais de sensibilização alusivos ao movimento (#OndaRosa), como t-shirts, sacos/mochilas, blocos de notas, canetas e pins/laços, a preços simbólicos. Foram ainda oferecidas rosas de papel cor-de-rosa, a todas as mulheres da escola e distribuídos flyers informativos do Outubro Rosa 2025.
O valor angariado será integralmente entregue à LPCC – NRC, destinando-se ao apoio a doentes oncológicos e suas famílias, nomeadamente através de consultas psico-oncológicas, apoio social, ajudas técnicas, educação e promoção para a saúde, bem como do incentivo à formação e à investigação em oncologia.
O cancro da mama continua a ser um grave problema de saúde pública. Apesar de não ser o tipo de cancro mais letal, apresenta elevada incidência, sobretudo entre as mulheres – afetando, em média, uma em cada oito. Todas as ações e informações nesta área são, por isso, essenciais e nunca serão demais.




