“Que seria de nós se uma lucidez de apocalipse nos tornasse cônscios de que nada, mesmo nada vale afinal a pena. Sabemo-lo, em qualquer caso, mas temos a força e a liberdade de o negarmos, felizmente.”
(Sacramento, M., Diário, p.21)
“Se homem não é, assim, um meio apenas de chegar ao céu ou à mesa posta: é um fim em si mesmo.”
(Sacramento, M., Frátria, p.114)
“Parece que é sorte minha ir falhando aquilo em que toco.”
( Sacramento, M., Diário, p.24)
“A indiferença, a passividade, só degradam e corrompem.”
(Sacramento, M., Frátria, p.56)
“Parece que é sorte minha ir falhando aquilo em que toco.”
( Sacramento, M., Diário, p.24)
As XI Olimpíadas da Língua Portuguesa são uma iniciativa conjunta da Associação de Professores de Português (APP) com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Escola Secundária de Camões (ES Camões).
Esta iniciativa pretende promover a educação linguística e literária, promover uma boa utilização da Língua Portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário e, ainda, aumentar o interesse dos alunos pelo conhecimento da norma-padrão do Português de Portugal.
A 1.ª fase das Olimpíadas decorreu em todo o país no passado dia 22 de fevereiro, tendo existido um número elevado de participantes do AEMS.
Após análise e classificação das provas da 1.ª fase, verificou-se a passagem à 2.ª fase de duas alunas do nosso Agrupamento ( APP - Olimpíadas da Língua Portuguesa ):
   Leonor Rocha Neto (8.º C) com 190 pontos;
   Gabriella Barroso Raposo (12.º G) com 184 pontos.
A 2.ª fase irá decorrer no próximo dia 19 de março, no Agrupamento de Escolas de Gondomar N.º 1(Porto).
O Agrupamento apresenta os PARABÉNS às alunas Leonor e Gabriela e deseja que tudo corra pelo melhor na próxima etapa destas Olimpíadas.
Um enorme BEM HAJA aos docentes Maria da Paz de Oliveira e Artur Barosa por terem abraçado esta iniciativa.