“Que seria de nós se uma lucidez de apocalipse nos tornasse cônscios de que nada, mesmo nada vale afinal a pena. Sabemo-lo, em qualquer caso, mas temos a força e a liberdade de o negarmos, felizmente.”
(Sacramento, M., Diário, p.21)
“Se homem não é, assim, um meio apenas de chegar ao céu ou à mesa posta: é um fim em si mesmo.”
(Sacramento, M., Frátria, p.114)
“Parece que é sorte minha ir falhando aquilo em que toco.”
( Sacramento, M., Diário, p.24)
“A indiferença, a passividade, só degradam e corrompem.”
(Sacramento, M., Frátria, p.56)
“Parece que é sorte minha ir falhando aquilo em que toco.”
( Sacramento, M., Diário, p.24)

 

Decorreu no dia 27 de maio (sábado), na Figueira da Foz, a etapa Nacional das Olimpíadas da Física 2023.

A Escola Secundária Dr. Mário Sacramento fez-se representar pelos alunos Luís Jesus e Pedro Romão, ambos a frequentarem o 11º ano, acompanhados pelas respetivas professoras de Física, Helena Duarte e Paula Fernandes.

Nesta competição, o Luís Jesus alcançou o primeiro lugar. O primeiro lugar a nível nacional! Numa competição que contou com os alunos mais talentosos do país ... e ele destacou-se como o melhor entre os melhores! É uma conquista verdadeiramente notável e digna de reconhecimento.

O seu desempenho excecional demonstra não apenas um profundo conhecimento da física, mas também a capacidade de aplicar esse conhecimento de maneira criativa e inovadora; demonstra o seu comprometimento e dedicação à disciplina da física. Participar numa competição deste nível e alcançar este resultado requer um estudo árduo, horas de prática e uma paixão genuína pelo assunto; requer determinação em dominar os conceitos e resolver problemas complexos de uma forma inspiradora.

Consideramos que esta não é apenas uma vitória pessoal, mas também uma conquista para a escola e para a família do aluno: o seu sucesso é um reflexo do apoio e orientação que recebeu ao longo da sua vida e do seu percurso académico. Todos, escola, professores e família, se orgulham imenso do Luís e se congratulam com esta vitória.

Por último, esperamos que este aluno continue a desenvolver as suas competências e a explorar os mistérios da física com entusiasmo e curiosidade, uma vez que o seu talento promete um futuro brilhante na área científica. Esperamos ainda que a sua conquista seja um exemplo inspirador para todos os estudantes e uma prova de que o esforço e a paixão podem levar a grandes realizações.

Também o Pedro Romão está de parabéns, uma vez que se encontra no grupo de alunos que a Sociedade Portuguesa de Física entendeu destacar pelo seu desempenho.

Ambos os alunos, e mais dezanove jovens de todo o país, vão participar no Projeto Quark, iniciativa do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Este projeto destina-se a promover a Física junto dos jovens estudantes portugueses (alunos dos 11º e 12º anos), provenientes de todo o país e tem abrangido os estudantes selecionados na Olimpíada Nacional de Física, preparando-os em matérias do programa olímpico que não são cobertas pelo currículo do ensino secundário português.

Aos dois alunos da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, os nossos parabéns!