As Olimpíadas de Química realizam-se todos os anos. São concursos de resolução de problemas teóricos e práticos de química, dirigidos aos estudantes do ensino secundário português e organizados pela Sociedade Portuguesa de Química - SPQ.
As Olimpíadas de Química têm como objetivos:
a) dinamizar o estudo e ensino da química nas escolas do ensino secundário;
b) aproximar as escolas secundárias às instituições de ensino superior (Universidades e Institutos Politécnicos);
c) despertar o interesse e gosto pela química, divulgar a química como ciência e cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas.
As Olimpíadas de Química contemplam vários tipos de competição:
a) As Olimpíadas de Química Mais (+) dirigidas aos estudantes do ensino secundário.
b) As Olimpíadas de Química Júnior dirigidas aos estudantes do ensino básico.
c) As Competições Internacionais - Olimpíadas Internacionais de Química (IChO), as Olimpíadas Ibero-americanas de Química (OIAQ) e as Olimpíadas Europeias de Ciência (EUSO), nas quais a SPQ assegura -através de protocolo com o Ministério da Educação e Ciência - a representação de Portugal.
Na primeira fase da competição (Seleção por escola), participaram três equipas (duas com alunos do 10º ano e uma com alunos do 11º ano), num total de 9 alunos.
A equipa que venceu esta fase é constituída pelos alunos Tomás Capitão-Mor (10ºE), João Brito (10ºC), João Coelho (10ºC). Muitos parabéns aos três!
Estes alunos irão representar a Escola Secundária Dr. Mário Sacramento nas Semifinais das Olimpíadas de Química Mais que se realizarão na Universidade de Aveiro no próximo dia 11 de Março (sábado).
Os alunos serão acompanhados pelo professor Vasco Saraiva (Física e Química).