Este guia pretende apoiar a comunidade escolar, do nosso agrupamento, nos primeiros passos para configurar os computadores do projeto Escola Digital. Como existem vários modelos de computadores e versões "diferentes" do sistema operativo, as imagens abaixo poderão não ilustrar todos os passos, no entanto, o guia será atualizado sempre que se verificarem alterações profundas ou configurações adicionais.

 

1 – Escolha do idioma, região e teclado.

 

Selecione o idioma português (Portugal) e a região Portugal.

Selecione o esquema de teclado português. De seguida selecione ignorar quando perguntado pelo “segundo esquema de teclado”.

 

2 - Configuração do acesso à rede

 

Nota: Pretende-se que não sejam feitas configurações inicias de acesso à internet de forma a ser possível a criação de uma conta local. Este processo garante que o computador possa ser utilizado mesmo sem um acesso à internet.

Selecionar a opção “Não tenho Internet”.

Selecionar “Continuar com configuração limitada”. O computador deve reiniciar e poderá voltar a pedir a configuração de rede. Neste caso proceder novamente como neste ponto (2).

 

3 - Aceitação do contrato de licença Windows 10

 

A aceitação do contrato de licença do sistema operativo Microsoft Windows 10 é obrigatória de forma a que seja possível utilizar o computador. Basta selecionar "Aceitar".

 

4 - Criação do utilizador local.

 

Nota: O utilizador deve ser criado com os mesmos dados utilizados para a criação do email institucional (à esquerda do @). A palavra-passe é livre, no entanto é talvez o factor mais importante de segurança de um computador. Por este motivo o agrupamento recomenda que seja introduzida uma palavra-passe segura. Por norma as plavra-passe consideradas seguras devem ter mais de 8 caracteres e serem compostas por números, letras e símbolos. Deve haver uma mistura entre letras maiúsculas e minúsculas.

 

5 - Configuração do envio de dados para a Microsoft.

 

Nota: Pretende-se que sejam enviados o menor número de dados de telemetria para a Microsoft. No entanto esta é uma opção do utilizador.

 

6 – Ligar o HotSpot e fazer a ligação à rede sem fios que ele disponibiliza.

 

Nota: Os dados de acesso ao HotSpot são distintos entre os vários equipamentos, havendo um SSID (nome da rede sem fios) do género MobileRouter-XXX sendo a palavra-passe os últimos 8 dígitos do número de série. Alguns computadores distribuídos estão equipados com a ranhura para colocar o cartão (modem 4G interno) e necessitam de uma configuração especifica. Para estes equipamentos deve ser consultado o artigo "Ficheiros de Suporte Escola Digital".

 

7 - Configuração da conta Microsoft 365 Educação no sistema.

 

Aceder ao “Menu Iniciar” (Botão no canto inferior esquerdo do ecrã) e selecionar o botão “Definições”.

Selecionar a opção “Contas”.

Na barra lateral esquerda selecionar a opção “Aceder a profiss./escolar”. De seguida selecionar a opção “Ligar”. Quando pedido, introduzir o seu email institucional e respetiva palavra-passe.

 

8 - Configuração e ativação da sincronização no explorador de internet (browser) Microsoft EDGE.

 

Abrir o explorador de internet Microsoft EDGE, aceder ao botão “Perfil”, no canto superior direito e selecionar “Iniciar Sessão".

Será mostrada uma janela de ajuda ao inicio de sessão onde já consta a sua conta institucional. Selecione a sua conta e faça “Continuar”.

Será mostrada uma pequena janela para a ativação da sincronização do perfil. Selecionar “Sincronizar”. Este passo é muito importante para que haja uma ligação completa do Browser à sua conta Microsoft 365.

 

9 - Configuração do Microsoft Teams.

 

Aceder ao ícone que está no ambiente de trabalho “Instalar Teams”, irá ser aberto o browser Microsoft EDGE e mostrada uma página de onde poderá Transferir o Teams. De seguida abra o ficheiro e siga o assistente de instalação. Caso tenha seguido todos os pontos deste guia o Teams será instalado e aberto na sua conta sem mais intervenção.

Como alternativa pode descarregar o Microsoft Teams diretamente do site da Microsoft aqui.

 

10 - Configuração e integração do OneDrive com o sistema de ficheiros do sistema operativo.

 

Abrir o explorador de ficheiros e na coluna do lado esquerdo selecionar o ícone “OneDrive”. Introduzir o seu email institucional e selecionar “Iniciar Sessão”. Siga o assistente de configuração sem fazer alterações, carregando apenas no botão seguinte.

O Agrupamento recomenda que todas as pastas do utilizador sejam sincronizadas com o OneDrive.

 

CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO E SEGURANÇA

Não instalar antivírus de terceiros (gratuitos). A Microsoft fornece um sistema de segurança (Microsoft Defender) reconhecido por ser bastante robusto e seguro.

Não instalar software de terceiros sem uma licença válida ou proveniência fidedigna, (qualquer dúvida contactar o suporte da escola digital para mais informação)

 

UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE (Microsoft OFFICE)

Como é de conhecimento de todos o agrupamento disponibiliza gratuitamente o OFFICE 365 para todos os docentes e alunos.

Sabendo que um dos principais problemas apresentados pelos alunos durante o “confinamento” foi a dificuldade de abrir e ou aceder a ficheiros criados no Office de “desktop”, o agrupamento aconselha que seja desinstalada a versão de “demonstração” por 30 dias que vem instalada nos computadores agora fornecidos e que se utilize a versão Office 365 que pode ser utilizada através do “browser”. Com isto pretendemos garantir o acesso universal aos documentos (trabalhos, fichas, etc...) por todos os alunos e docentes.

A utilização do Office 365 (browser) em conjunto com o OneDrive garante também uma maior segurança contra ameaças como vírus informáticos, “ransomware”, …..

O Office 365 tem recebido melhoramentos semanais e tende a receber funcionalidades do Office versão “desktop”.

 

UTILIZAÇÃO DE CONTAS DE EMAIL PESSOAIS

O agrupamento desaconselha a utilização do computador agora fornecido com contas pessoais de email ou outras. A utilização de contas pessoais de email põe em perigo a segurança do computador e o respeito pela RGPD.

 

CONSELHOS DE MANUTENÇÃO

Sabendo que o portátil utiliza baterias de Lithium os primeiros 5 carregamos influenciam em muito a durabilidade deste tipo de bateria. Por este motivo aconselhamos que estes carregamos sejam feitos em ciclos não interrompidos. Portanto a máquina deve ser carregada totalmente e só depois utilizada. Do segundo ao quinto carregamento deve ser feito apenas quando o sistema operativo avisa dessa necessidade e deve ser completo. (até à carga total), gastando outra vez até ser avisado.

Deve ser evitado o carregamento de baterias quando o portátil estiver muito quente. Portanto devem aguardar que o computador arrefeça e só depois ligar ao carregador.

Nunca utilizar carregadores de outras máquinas e com diferentes especificações. (mesmo que a ficha encaixe é importante usar o carregador original ou um totalmente compatível.

 

SOFTWARE RECOMENDADO

- Navegador de Internet (browser) Microsoft EDGE. (garante o melhor desempenho e acesso a todas as funcionalidades da conta Microsoft 365).

- Microsoft Teams (é aconselhável a utilização desta aplicação pois só assim o docente tem acesso a todas as funcionalidades da aplicação)

- Todas as ferramentas de produtividade na conta Microsoft 365 (Word, Excell, PowerPoint, Forms etc...)

- Adobe Reader (descarregar aqui)

- VLC (descarregar aqui)