O Serviço de Educação e Intervenção Social pretende, sobretudo, efetuar um atendimento e acompanhamento social às famílias dos nossos alunos, que se encontrem em maior fragilidade e vulnerabilidade social.
Pretende-se estreitar a relação Escola/Família e promover na família capacidades e competências que contribuam para a sua própria melhoria de vida e, consequentemente, na melhoria de vida dos nossos alunos.
Acreditamos que, quando a família está bem em todos os seus níveis, também o aluno estará mais feliz e disponível para a escola, sendo que o seu sucesso escolar sairá, sem dúvida, bastante beneficiado.
Este Serviço desenvolve um trabalho que assume uma postura pedagógica, onde se trabalha com as famílias, envolvendo-as e capacitando-as na mudança e melhoria das suas vidas, responsabilizando-as por essa mudança e por essa melhoria.
“A presença do/a educador/a social na escola tem por objetivo promover a inclusão escolar e social dos/as aluno/as e das famílias, contribuir para a diminuição do absentismo, abandono e insucesso escolar e promover um clima de convivência saudável na escola e com a escola. Tendo em conta que a multiplicidade de situações de vida que acontecem aos alunos influenciam o rendimento escolar e o seu comportamento, o/a educador/a social deve pautar-se por uma intervenção multifacetada, de forma a dar respostas às várias dimensões dos/as alunos/as.” (Viegas, 2015)
PRINCIPAIS FINALIDADES DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL
- Avaliação socioeconómica e familiar dos alunos;
- Encaminhamento das famílias dos nossos alunos para entidades e/ou serviços com resposta adequada a cada uma das suas necessidades;
- Promoção da melhoria das condições de vida das famílias dos alunos do agrupamento, que se encontrem em situação de maior fragilidade e vulnerabilidade social;
- Desenvolvimento e participação em projetos e programas que visem a promoção de competências socioemocionais nos alunos;
- Articulação e criação de protocolos e parcerias com serviços/entidades da comunidade exteriores à escola;
- Contribuição para o desenvolvimento da solidariedade e responsabilidade social dentro da escola, promovendo os direitos humanos, a participação e a cidadania na comunidade escolar;
- Erradicar e/ou minimizar a pobreza e a exclusão social dentro da comunidade escolar.
O atendimento e acompanhamento social é iniciado, através de sinalizações/pedidos efetuados por:
- Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI);
- Diretores de Turma, Professores Titulares, Educadoras de Infância;
- Direção do Agrupamento;
- Encarregados de Educação e/ou pais;
- Outros técnicos/serviços existentes na comunidade, que acompanham os alunos e /ou suas famílias no exterior da escola.
ENDEREÇO ELETRÓNICO
Renata Castro: