O Serviço de Educação e Intervenção Social pretende, sobretudo, efetuar um atendimento e acompanhamento social às famílias dos nossos alunos, que se encontrem em maior fragilidade e vulnerabilidade social.

Pretende-se estreitar a relação Escola/Família e promover na família capacidades e competências que contribuam para a sua própria melhoria de vida e, consequentemente, na melhoria de vida dos nossos alunos.

Acreditamos que, quando a família está bem em todos os seus níveis, também o aluno estará mais feliz e disponível para a escola, sendo que o seu sucesso escolar sairá, sem dúvida, bastante beneficiado.

Este Serviço desenvolve um trabalho que assume uma postura pedagógica, onde se trabalha com as famílias, envolvendo-as e capacitando-as na mudança e melhoria das suas vidas, responsabilizando-as por essa mudança e por essa melhoria.

“A presença do/a educador/a social na escola tem por objetivo promover a inclusão escolar e social dos/as aluno/as e das famílias, contribuir para a diminuição do absentismo, abandono e insucesso escolar e promover um clima de convivência saudável na escola e com a escola. Tendo em conta que a multiplicidade de situações de vida que acontecem aos alunos influenciam o rendimento escolar e o seu comportamento, o/a educador/a social deve pautar-se por uma intervenção multifacetada, de forma a dar respostas às várias dimensões dos/as alunos/as.” (Viegas, 2015)

PRINCIPAIS FINALIDADES DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL

  • Avaliação socioeconómica e familiar dos alunos;
  • Encaminhamento das famílias dos nossos alunos para entidades e/ou serviços com resposta adequada a cada uma das suas necessidades;
  • Promoção da melhoria das condições de vida das famílias dos alunos do agrupamento, que se encontrem em situação de maior fragilidade e vulnerabilidade social;
  • Desenvolvimento e participação em projetos e programas que visem a promoção de competências socioemocionais nos alunos;
  • Articulação e criação de protocolos e parcerias com serviços/entidades da comunidade exteriores à escola;
  • Contribuição para o desenvolvimento da solidariedade e responsabilidade social dentro da escola, promovendo os direitos humanos, a participação e a cidadania na comunidade escolar;
  • Erradicar e/ou minimizar a pobreza e a exclusão social dentro da comunidade escolar.

O atendimento e acompanhamento social é iniciado, através de sinalizações/pedidos efetuados por:

  • Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI); 
  • Diretores de Turma, Professores Titulares, Educadoras de Infância;
  • Direção do Agrupamento;
  • Encarregados de Educação e/ou pais;
  • Outros técnicos/serviços existentes na comunidade, que acompanham os alunos e /ou suas famílias no exterior da escola.

 

ENDEREÇO ELETRÓNICO

Renata Castro: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.