“O que corre mal com o meu estudo? Por que não consigo ter bons resultados, apesar de estudar tanto?”
Se alguma vez te sentiste incomodado com questões deste tipo ou queres simplesmente tornar o teu estudo mais rentável, vê aqui como melhorar os teus hábitos.

Alguns hábitos de estudo parecem bons, mas, na verdade, só te atrapalham:

1. Sublinhar/destacar tudo – sublinhar os textos do início ao fim não te ajuda a perceber o que é importante e precisa de ser apreendido.
  • Solução: sublinha apenas o que é mais importante, como os conceitos-chave e as frases que expõem a ideia do autor ou expressam a informação fundamental para a compreensão do assunto. Lê primeiro o texto, pensa: a que pergunta é que este texto responde? e só depois começa a sublinhar.

2. Reproduzir/Copiar toda a informação que o professor apresenta ou que está no manual – se registas a matéria, mas nunca mais a consultas, estás a deitar fora o teu tempo.
  • Solução: Aponta no teu caderno os aspetos fundamentais da matéria e acrescenta notas tuas que descodifiquem a informação, por exemplo o significado de termos que desconheces. No caso das páginas do manual ou textos indicados pelo professor, faz resumos. Confronta o resumo com o texto original para ver se te escapou alguma coisa, corrige, se necessário. A nossa atenção precisa de se manter ativa para funcionar bem.

3. Reler o mesmo assunto vezes sem conta – a certa altura, a tua atenção desliga e começas a pensar noutras coisas. Ficas cansado e não consegues reter a informação.
  • Solução: Coloca questões sobre a matéria e tenta encontrar as respostas.

4. Ficar acordado até muito tarde – temos tendência para deixar a matéria acumular-se e pensamos que uma noite de vigília resolve o assunto. A certa altura, o sono é mais forte ou sentimos angústia e nada fica na cabeça.
  • Solução: Em vez de deixares que a exaustão vença e comprometa os teus resultados escolares, faz um horário de estudo, revê as matérias à medida que são dadas e não te esqueças de incluir as devidas pausas para refrescares o cérebro!

5. Não testar os conhecimentos – não adianta só ler a matéria, corremos o risco de não conseguir fazer nada no teste de avaliação.
  • Solução: Resolve questões e faz exercícios sobre a matéria. A facilidade ou dificuldade com que os realizas dá-te a justa medida do que já sabes e do que precisas de estudar.

(Infoescola, Os piores hábitos de estudo. Disponível em<https://www.infoescola.com/educacao/piores-habitos-de-estudo/>. Acesso em: 8 fev. 2021)